segunda-feira, 25 de abril de 2011

Missa da Vigília Pascal lota Catedral de Campina Grande (PB)


Os últimos momentos e o milagre da ressurreição de Cristo. É o que celebra a Igreja Católica, em vigília, na noite de Sábado Santo. Na Catedral, o Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Jaime Vieira Rocha, recebeu às 20h da noite de ontem (23), centenas de fiéis para a celebração nesta véspera de Páscoa da Vígilia Pascal, considerada como a "mãe de todas as vigílias".

A Vigília Pascal, junto da Via-Crúcis, é uma das cerimônias da Semana Santa que mais reúne simbolismos. No começo dos ritos desta noite, toda a Catedral teve suas luzes desligadas, com a exceção apenas de alguns focos de iluminação indiretos. A escuridão foi sendo quebrada aos poucos, com a luz de velas que iam sendo acesas pelo público no Círio Pascal, dando um proposital efeito de uma grande vigília popular.

Além da luz, outros dois elementos receberam destaque nas leituras e ritos da cerimônia e na homilia do bispo: a água e a recitação do Aleluia. A água, que para a Igreja representa a purificação, esteve presente no batismo realizado por Dom Jaime em Fabrício Queiroz e Rozeane Queiroz.  

Em um trecho de sua homilia, o bispo fez menção a alegria da Páscoa e a exultação da Ressurreição do Senhor, nesta noite santa, falando ao coração dos presentes sobre a vida nova que se abriu para nós a partir do dia do triunfo do Senhor.

A Missa foi presidida por Dom Jaime, concelebrada por Pe. Márcio Henrique Mendes Fernandes, acompanhada pelo Diácono Isaias e animada pelo Ministério de Música Sol Maior da Catedral.

Concluindo a celebração Dom Jaime renovou o convite para a Missa da Páscoa do Senhor neste domingo, nos horários das 10, 17 e 19h30.

Por Aurea Ramos Araujo
Fotos: Yve Almeida Leão, Cleber Filho, Alexsandra Nascimento
Fonte: PascomCatedral

Nenhum comentário:

Postar um comentário