sábado, 27 de setembro de 2014

Aparências ou conversão! Pe. Luciano Guedes




Querido irmão,
Na perspectiva de Deus dizer “sim”, não é somente pronunciar palavras e declarar boas intenções. Dizer “sim”, significa empenhar a vida no seguimento a Cristo, indo para a sua vinha de fato, crescendo cada dia na graça divina, numa permanente conversão ao Reino.


Deus continua a ter dois filhos no hoje de nossas vidas. A Igreja tem estes dois filhos, citados na parábola do evangelho (cf. Mt 21, 28-32). O filho que fala e não cumpre a vontade do Senhor, são as pessoas que por se julgarem religiosamente corretas não sentem a necessidade de se converterem, de examinarem suas posturas e atitudes. Cumprem o rito, assistem as celebrações e os sacramentos, mas ficam nas aparências, nas convenções sociais, nas promessas não cumpridas, e finalmente não mergulham na vida do Espírito, não assumem um testemunho coerente com a Palavra de Deus e com suas consequências práticas!


Do contrário, há aqueles corações que são capazes do arrependimento, da revisão da vida... Embora no primeiro instante pareçam indiferentes e até deem uma negativa a Deus, depois fazem a reconciliação com amor do Pai e vão para o seu serviço. São pessoas mais profundas, abertas ao discernimento, sensíveis ao chamado! Compreendem que não se responde ao chamado de uma única vez. Para estas, servir verdadeiramente a Deus supõe um caminho, uma amizade dinâmica e crescente. Dessa forma, muitos “não” se convertem em “sim”, porque no itinerário da vida, a pessoa dócil ao Espírito, transforma a palavra em ação, o chamado em compromisso real e sincero. Quantas pessoas consideradas de “má fama” na comunidade se tornaram pelo serviço a Deus, sinais da salvação e questionamento à “instalação e comodidade” de outros tantos!


Portanto, perguntemos nesta semana, que filho sou eu? Exterior ou interior? O filho da “palavra conveniente e descomprometida” ou de uma “palavra capaz da conversão e regresso ao Senhor”?


Que o Senhor nos ajude a sermos o “terceiro filho”, não citado na parábola. Aquele que dirá “sim” e ao mesmo “irá” ao encontro do Senhor e de sua vinha - o mundo e a transformação dos homens em trigo bom! Abençoada semana para você! (Pe. Luciano Guedes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário