sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Come e Bebe a Própria Condenação - Pe Cleidimar Moreira


27 Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpável do corpo e do sangue do Senhor. 28 Que cada um examine a si mesmo, e assim coma desse pão e beba desse cálice. 29 Aquele que o come e o bebe sem distinguir o corpo do Senhor, come e bebe a sua própria condenação. (I Coríntios 11, 27-29)

O texto bíblico no faz uma afirmação precisa da presença real de Jesus Cristo nas espécies eucarísticas. Esta presença verdadeira do Senhor na Eucaristia é a razão das disposições da alma e do corpo com que deve ser recebido, e das graves consequências que tem o recebe-lo indignamente (w. 27,28 e 29).

A igreja recomenda preparar bem cada Comunhão com atos de fé, esperança e caridade, contrição, adoração e humildade, enchendo-se de desejos de receber Jesus Cristo. E dedicar "um tempo de ação de graças depois da comunhão".

- Sobre o jejum eucarístico a Igreja prescreve que “quem vá receber a Santíssima Eucaristia, há de abster-se de tomar qualquer alimento e bebida pelo menos desde uma hora antes da sagrada comunhão, à exceção somente da água e dos medicamentos” (Código de Direito Canônico, cân. 929 § 1).
O Catecismo da Igreja Católica, nos diz que “Quem quer receber a Cristo na comunhão eucarística deve estar em estado de graça. Se alguém tem "CONSCIÊNCIA" de ter pecado mortalmente, não deve comungar a Eucaristia sem ter recebido previamente a absolvição no sacramento da penitência” (Nº 1415).

Preste atenção nas palavras de são Pedro Julião Eymard do livro, A Divina Eucaristia, Vol. 3: “Todos os dias - e quantas vezes por dia! - o Deus da Eucaristia cai pela Comunhão em corações covardes e tíbios, que o recebem sem preparo, guardam-no sem piedade, deixam-no ir sem um ato sequer de amor ou gratidão. Se, portanto, Jesus, ao visitar-nos, permanece de mãos atadas, é devido à nossa tibieza.
Quem ousaria receber uma alta patente da terra com o pouco caso com que recebemos diariamente o Rei do Céu?”


"Tenha muito cuidado", não comungue apenas sacramentalmente como muitos fazem, ou seja, sem ter a comunhão espiritual. Muitos só recebem Jesus sacramentalmente, mas eles não chegam a ter uma comunhão espiritual, porque o seu coração não está na amizade com Deus, não acontecendo, por isso, a consumação espiritual.

Se você tem alguma dúvida se está ou não na amizade com Deus, procure orientação do seu orientador espiritual.

Deus lhe abençoe! (Pe.Cleidimar Moreira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário