segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!" (cf. Lc 1,26-28)


"No sexto mês, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um varão chamado José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. Entrando onde ela estava disse-lhe: Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!" (cf. Lc 1,26-28)

Aproximamo-nos do mistério do Santo Natal acompanhados pela Virgem Maria, ela nos facilita o caminho para a chegada de Jesus. Se o Natal tem sabor de Deus, o Advento tem gosto de Maria. Sem ela, sem o seu “sim” não teria existido “encarnação”. Os anjos não teriam descido alegres na Noite Santa. Sem sua abertura ao plano de amor de Deus, os pastores nunca teriam recebido a notícia do nascimento de Jesus. Olhemos, portanto para Maria!

A Virgem Maria, era apenas uma judia de uma aldeia obscura e desconhecida da história. Não consta que fosse intelectual ou portadora de extraordinários dons ou conhecimentos teológicos, mas Deus, na etapa mais significativa da história da salvação, quando da sua encarnação, quis ser aceito pelo sim desta mulher, expresso em nome de toda humanidade. Decisivos nesta sua divina escolha serão a disponibilidade e o amor com que ela acolherá a proposta de Deus.

Alegra-te! Este "evangelho da alegria", esta alegre notícia que todo homem e toda mulher recebeu ou precisa receber é uma alegria especial, a alegria que nasce porque chegou a plenitude dos tempos e Deus está conosco. Maria alegra-se porque é portadora do Filho de Deus em seu seio, cheia da Palavra que se faz carne, cheia da graça de Deus. A alegria cristã, portanto, nasce deste acontecimento: Deus veio ao encontro das pessoas.

Como não nos comprometer, como cristãos a fazer o anúncio da alegria do nascimento do Salvador a homens e mulheres, de todos os tempos e lugares que ainda não experimentaram esse Deus-conosco? O verdadeiro compromisso do Advento deveria ser: levar a alegria aos outros. O verdadeiro presente de Natal é a alegria simples, e não a aparente alegria dos ricos e caros presentes que exigem tempo e dinheiro. A simplicidade e a humildade continuam a ser necessárias para poder acolher a alegria do Natal.

Neste domingo que precede o Natal de Jesus, a Virgem Maria mostra como é possível fazer Jesus nascer e crescer no mundo: através de um "sim" aos planos de Deus. É preciso que, através dos nossos "sins" de cada instante, da nossa disponibilidade e entrega, Jesus possa vir ao mundo trazendo a salvação. Pe José Assis Pereira Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário