terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Francisco aos jovens de Taizé em Praga: abram caminhos de liberdade

Começou nesta segunda-feira e vai até o próximo dia 2 de janeiro o 37º encontro europeu de Taizé, que desta vez acontece na cidade de Praga. Jovens de toda a Europa e de outras partes do mundo são acolhidos pelas famílias e igrejas locais da República Tcheca, país que celebra os 25 anos do seu retorno à democracia.

"O papa tem confiança na imaginação e na criatividade de vocês para que a alegria do Evangelho seja anunciada e escutada hoje nos seus países", diz Francisco em mensagem enviada à comunidade de Taizé por ocasião do encontro. "Vocês estão convidados a abrir caminhos de liberdade, entregando-se com a mesma disponibilidade de Maria em Nazaré quando acolheu nela a vida do Filho de Deus. Esta é a vida chamada a se desenvolver em vocês também", destaca o Santo Padre. "Vocês vão procurar descobrir, na oração e no diálogo com os outros, como ser sal da terra (...) Vão descobrir a surpreendente confiança de Cristo em vocês. Não se deixem impressionar pelas suas limitações e pela sua pobreza".

Em seu site, a comunidade de Taizé informa que preparou este encontro "a convite da Conferência Episcopal Tcheca e do Conselho das Igrejas da República Tcheca". O evento "reunirá dezenas de milhares de jovens na próxima etapa da 'peregrinação de confiança através da terra', iniciada pelo irmão Roger no final dos anos 70".

"No coração da Europa, a cidade das mil torres e dos mil campanários continua unindo os povos e pessoas de diferentes origens, oferecendo a sua cálida hospitalidade através dos seus tesouros culturais e da sua herança espiritual", prossegue o site. "Vir ao encontro europeu de jovens significa ser convidado às fontes do Evangelho através da oração, do silêncio e da procura. Cada um vem para descobrir ou redescobrir um sentido na sua vida, para se revigorar e se preparar para assumir responsabilidades ao voltar para casa".

Os jovens farão oração em comum, intercâmbios em pequenos grupos e encontros com pessoas comprometidas na vida das paróquias de acolhida ou dos bairros. O irmão Alois, prior de Taizé, falará aos participantes no final da oração da tarde. Também haverá oficinas em diversos lugares da cidade.

Em 31 de dezembro, será celebrada uma vigília de oração pela paz seguida de uma "festa dos povos" nas paróquias de acolhida. A comunidade de Taizé reúne cerca de cem irmãos, católicos e de diversas origens protestantes, de mais de trinta nações. Desde o começo, a comunidade é um sinal concreto de reconciliação entre cristãos divididos e povos separados.
Para mais informação: www.taize.fr

Nenhum comentário:

Postar um comentário