quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Na Catedral de Campina, Pe Luciano fala de revisão de vida e renúncia ao pecado, em momento de penitência e preparação ao Natal


O Padre Luciano Guedes da Silva, pároco da Catedral de Nossa Senhora da Conceição, em Campina Grande, conduziu na noite desta quarta-feira (17) um momento de penitencia, como parte da programação da Igreja Católica referente ao Tempo do Advento, que marca a preparação para o Natal do Senhor. O ato reuniu fiéis de Campina Grande e teve a participação do Grupo de Oração da Catedral.
Durante o momento de penitência, Pe Luciano lembrou de João Batista, último dos profetas, que preparou o povo para a chegada do Messias, comandando as confissões e batizando os convertidos. “João Batista nos fala de conversão e nos dá o testemunho. Ele vai para o deserto apontar para as pessoas o caminho de Deus. Até mesmo de forma dura, ao tratar os fariseus como ‘raça de víboras’”, lembrou ele.
O pároco desejou que, até a chegada do Natal, os fiéis possam se confessar e se preparar para um tempo tão bonito e de grande reflexão para a humanidade, que é o Natal. “Que possamos fazer o exercício da confissão e preparação para a vinda do Senhor”. Porém, para que os fiéis se sintam à vontade na confissão, é preciso saber seu verdadeiro significado, disse o padre. “As pessoas tem que entender o significado da confissão. Porque tem gente que vai se confessar e fala mais das outras pessoas que da sua”.
Pe Luciano fez uma ‘mea culpa’ sobre o papel dos padres na confissão, que ele diz não ser tarefa fácil para os religiosos, pois requer esforço, dedicação, discernimento. “Nós, padres, temos que estar preparados também, porque o sacramento da penitência também é duro para nós, pois exige de cada um um esforço físico e mental”.
Padre Luciano disse que os fiéis devem buscar uma vida correta, longe do pecado e lembrou que o próprio Jesus, na Bíblia, nos fala, em um único mandamento, o que devemos fazer para agradar a Deus. “Resume-se em amar a Deus sobre todas as coisas; e ao próximo, como a si mesmo. Não adianta saber toda a Bíblia decorada, como muitos fazem, citando leituras, regras, de cor. Basta cumprir este único mandamento”.
Ele pediu que fizéssemos um exame de consciência, refletindo sobre nossas ações. “Amamos a Deus sobre todas as coisas? Colocamos Deus em primeiro lugar? Não adianta sofrer com o pecado se não sabemos a raiz dele. A raiz de todo o pecado é o amor demasiado a nós mesmos. Todo pecado é uma ofensa a Deus e a outras pessoas”.
Pe Luciano finalizou lembrando que o grande pecado é o orgulho. “Por isso nenhum orgulhoso se confessa, pois não se permite fazer revisão de nada. Que saiamos daqui com o compromisso honesto de revisar nossas vidas. Podando os galhos ruins, para que, como árvores, cresçamos em sabedoria e graça”. O momento penitencial foi finalizado com a aspersão da água benta sobre os fiéis e a consagração a Nossa Senhora.
Carlos Magno

Nenhum comentário:

Postar um comentário