segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Com Jesus em seu ventre, Maria arrasta uma multidão: No coração da Imaculada, os anseios dos campinenses.


Após inesquecíveis 09 dias de celebração, a Diocese de Campina Grande encerrou na tarde dessa segunda-feira, a Festa de Nossa Senhora da Conceição. Uma grande procissão reuniu milhares de pessoas, que pelas principais ruas da Rainha da Borborema, evidenciaram com louvores e júbilos, o seu amor a Mãe de Deus.

Em cada esquina, em vários apartamentos e casas, as demonstrações de fé emocionaram a todos que participaram do cortejo. No Açude Velho, corredores pararam seu percurso em respeito ao momento mariano, famílias se amontoaram nas portas e aplaudiam a devoção dos participantes, passageiros se esticaram nos ônibus e observavam atentamente pelas janelas. Idosos, crianças, casais e jovens entoavam a todo instante, sem aparentar cansaço, cânticos de exaltação a Maria


No Parque do Povo, a Missa Solene de encerramento reuniu inúmeros padres e foi presidida pelo Bispo Dom Manuel Delson Pedreira da Cruz, que em sua homília, sintetizou os principais aspectos que suscitam nos católicos uma grande veneração por Nossa Senhora. Tendo como ponto de partida, a iluminação bíblica (Primeira Leitura - Gn 3,9-15.20/ Responsório -Sl 97/ Segunda Leitura -Ef 1,3-6.11-12 e o Anúncio do Evangelho (Lc 1,26-38), o  nosso Pastor Diocesano destacou dois emblemáticos momentos da história da salvação, o pecado dos nossos primeiros pais com suas consequencias e a vinda do Messias como redentor da humanidade.

​“No livro do Gênesis, temos a desobediência de Adao e Eva, fruto do egoísmo de ambos. No novo testamento temos um novo projeto de vida plena com a vinda de Jesus, que começou na evocação do anjo e no seio de Maria, o seu sim é o primeiro sinal de uma nova realidade”, concluiu. Dom Delson também frisou que após um retiro espiritual, é necessário uma conversão contínua, “ Temos que multiplicar o sim de Maria, assim como ela devemos dizer sim de verdade, de acolhida, de generosidade e de fraternidade. Ela recebeu em seu ventre o germe da salvação para liquidar todo o mal, é importante que sigamos seu testemunho de entrega e bondade”, ressaltou.



O momento da Consagração à Imaculada Conceição concluiu a festa de 2014 que teve como tema: “Maria nos conduz à comunidade: lugar de encontro da vida cristã”. O Padre Luciano Guedes ( Vigário Episcopal de Campina Grande e pároco da Catedral) agradeceu a todos os parceiros que contribuíram direto e indiretamente para o êxito do evento religioso e social. De fato, centenas de agentes de pastoral e movimentos se doaram diuturnamente em inúmeras equipes de trabalho. Também foram agradecidos pelo padre: diversas empresas, instituições públicas e privadas e os meios de comunicação social . Lembrou ainda Pe. Luciano que a Campanha do Alimento 2014 continua na Catedral até dia 19 de dezembro, recebendo alimentos não perecíveis nos horários de expediente da secretaria da paróquia.


O testemunho de Maria motiva os cristãos a confiar em Deus. Tal prática exige paciência, escuta e renúncia. Nesse sentido, apesar dos solavancos inerentes à jornada da fé, é preciso manter a esperança nas promessas do Senhor, e acima de tudo, assim como a Virgem de Nazaré, entregar-se a vontade de Deus, tendo como certeza, a concretude de suas maravilhas.

Texto : Emilson Garcia e Aurea Ramos (Pascom Catedral)
Fotos: Pascom Catedral

Nenhum comentário:

Postar um comentário