segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Em visita à Turquia, papa Francisco defende diálogo entre religiões

O Papa Francisco parou por alguns minutos para meditar, neste sábado (29), na famosa Mesquita Azul de Istambul, onde foi recebido pelo grande mufti da cidade, no segundo dia de sua viagem a Turquia, dedicada ao diálogo entre as religiões. Enquanto o mufti rezava, o sumo pontífice meditou por dois minutos com os olhos fechados e as mãos unidas, como havia feito simbolicamente há oito anos seu antecessor, Bento XVI, no mesmo local.
O Papa, de 77 anos, chegou à mesquita a bordo de um veículo modesto e foi recebido por Rahmi Yaran, a principal autoridade religiosa de Istambul, com quem percorreu o edifício construído no século XVII sob o reinado do sultão Ahmet I, durante o império otomano. Os dois pararam diante do “mirhab”, que aponta a direção de Meca, onde está exposta a sura 19 do Alcorão que menciona a concepção virginal de Maria.
Durante a visita em 2006, o gesto de Bento XVI na mesquita foi interpretado como uma oração, mas o Vaticano o chamou de “meditação”. A Santa Sé informou que Francisco faria o mesmo. Após a visita à mesquita, o Papa atravessou de carro a grande esplanada de Sultanahmet, que leva à basílica de Santa Sofia, uma igreja bizantina construída no século VI. Foi transformada em mesquita após a conquista de Constantinopla pelo império otomano em 1453 e transformada em museu em 1934.

Do Blog Carlos Magno, com AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário