segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Festa da Padroeira de Campina Grande chega ao final nesta segunda com procissão e Missa no Parque do Povo



A festa da Padroeira de Campina Grande, Nossa Senhora da Conceição, será encerrada nesta segunda-feira (08), dia dedicado à Imaculada Conceição de Maria. O dia marca o encerramento da programação da festa, iniciada no último dia 29, com a I Moto Romaria e que, durante dez dias, teve a realização de celebrações, novenário e festa cultural, no Pavilhão montado no pátio, ao lado da Catedral.

Durante os nove dias, vários momentos da festa foram destacados, a exemplo das celebrações, a cada noite, com um padre convidado de uma outra paróquia. Houve também a dedicação das celebrações, a exemplo do dia dedicado às pastorais e aos movimentos da igreja, como ECC, EJC, EC, dentre outros.

A imagem de Nossa Senhora da Conceição, na Catedral de Campina Grande, recebeu decoração especial

O tema da festa da padroeira deste ano é “Maria nos conduz à comunidade: lugar do encontro e da vida cristã!”. “Na Judéia, Maria foi ao encontro de sua prima Isabel, para socorrê-la. A Igreja, inspirada em Maria, deve ser também uma ‘casa –comunidade’, espaço onde as pessoas se alegram pelo encontro e se fortalecem no trânsito da vida rumo à pátria definitiva, o céu”, lembra o Bispo de Campina Grande, Dom Manoel Delson.

Durante as celebrações, Dom Delson e o pároco da Catedral, padre Luciano Guedes destacaram o aniversário de 150 anos da cidade, lembrando a importância da Igreja Católica no desenvolvimento de Campina Grande.

“Neste ano, a cidade de Campina Grande celebra seus 150 anos de emancipação. O culto à Imaculada Conceição é um marco de sua origem e identidade católica. Nestas terras da Borborema , o povo de Deus fez seu caminho com Nossa Senhora, vendo nela um sinal, alento para a fé viva e perseverante que nos une ao Cristo Jesus, seu filho, nosso Redentor”, lembra Dom Delson.

Nesta segunda-feira, a programação prevê a realização da Missa da Alvorada, às 7h, celebrada pelo padre Luciano Guedes; O 14º Café com Maria, às 8h; Missa Solene às 10h, celebrada pelo Bispo Dom Delson; Ofício da Imaculada Conceição, às 15; e a tradicional procissão de Nossa Senhora da Conceição, saindo da Catedral, no centro da cidade, às 16h, com destino ao Parque do Povo, onde será celebrada a Missa de Encerramento, pelo Bispo Dom Delson.

O Padre Luciano Guedes lembra que a festa da padroeira será encerrada nesta segunda, mas a campanha do alimento, dentro do Projeto Solidariedade e Partilha, vai continuar até o dia 19, com a arrecadação de alimentos que serão transformados em cestas de Natal para doação a famílias carentes na véspera do Natal. “Os alimentos podem ser entregues na própria Catedral, em horário comercial”, lembra o pároco.

“Unamos nossas orações e vivamos este encontro feliz com sentimentos de piedade e devoção. Com Maria, exultemos no Senhor e celebremos este santo tempo de Festa. Que a Imaculada Conceição da Virgem Maria, interceda ao seu Filho, graças e bênçãos na vida de todos!”, destacou Dom Delson.

Texto: Carlos Magno
Fotos: Pascom Catedral

Nenhum comentário:

Postar um comentário